Legenda prática de solos para ambientes de produção das plantas

Textura de campo

A textura do solo no campo é muito útil no levantamento de solos porque permite estimar com boa precisão e rapidez o teor de argila no tato, que é necessário para conhecer o gradiente textural visando classificar o solo no primeiro nível da hierarquia da classificação da Embrapa.

A figura 1 ilustra a textura no tato, quanto mais pegajosa a massa do solo molhado, maior a porcentagem de argila.

Figura 1. Estimativa do teor de argila.

Depois de um treinamento intensivo é possível estimar o teor de argila de acordo com as amplitudes de textura arenosa, média, argilosa e muito argilosa (figura 2). Uma comparação entre a estimativa do teor de argila no tato (em vermelho) e a determinação de laboratório (verde) é apresentada na figura 3.

Figura 2. Escala textural.

Figura 3. Estimativa do teor de argila de varias amostras de solo e valores determinados no laboratório.

Os Latossolos argilosos e muito argilosos dos países tropicais quimicamente possuem CTC dependente de pH, pois são solos de cargas variáveis, neles a forte microagregação da fração de argila deve-se a influência dos óxidos de ferro como agente cimentante, e/ou do ponto de carga zero (PCZ) onde mesmo número de cargas positivas e negativas geram um aproximação das argilas de tal magnitude que elas floculam-se formando os microagregados (figura 4).

Na prática tem-se um solo extremamente ressecado apesar da textura argilosa ou muito argilosa mesmo ser existir o caráter eutrófico!

A citada microagregação é máxima quando ocorre o caráter ácrico nos Latossolos, por isso percebe-se nitidamente que a textura parece ser média devido a sensação “areia” ou “sensação cascalho” desses microagregados.Tal sensação não é porque o solo é arenoso ou cascalhento, mas porque existem os microagregados que só desaparecem quando força-se a massa do solo durante alguns minutos para depois mostrar a elevada pegajosidade, ou seja o alto teor de argila.

No laboratório a fração argila é pipetada, a areia peneirada e o silte obtido por diferença, totalizando 100%.

Nos solos com microagregados, eventualmente pode ser que o valor de argila determinado no laboratório seja subestimado porque o agente dispersante não agiu adequadamente, assim as argilas floculam.

Figura 4. Microagregação da fração argila do Latossolo ácrico.

Esse valor subestimado tem duas consequências práticas:

  1. Um solo ácrico não é caracterizado como tal porque o menor valor de argila do denominador na formula de retenção de cátions (RC) supera 1,5 cmol/kg de argila;
  2. A dose de gesso que depende do teor de argila é menor do que a recomendada, pois NG: 60 x argila (%), onde NG: necessidade de gesso em t/ha.

 Portanto, além da importância na classificação pedológica existe o aspecto de manejo do solo da textura.

A fração silte, ao contrário da argila dá sensação de sedosidade no tato, ou a sensação de “sabonete molhado”, outro aspecto é quando esse solo seca na mão mostra o aspecto de talco.
Se o teor de silte é relativamente alto em relação a argila é atendida a exigência para o horizonte B incipiente.

A argila, silte, areia fina e areia grossa tem direta relação com a disponibilidade de água no solo.

A areia grossa possui sensação de aspereza no exame de textura.

Solos com o mesmo teor de argila e matéria orgânica apresentam maior disponibilidade de água quando predomina areia fina em relação a areia grossa.

Os solos argilosos e muito argilosos com CTC independente do pH (cargas elétricas permanentes) não apresentam os citados microagregados, ao contrário, neles existem estruturas muito bem desenvolvidas (subangular ou angular média forte).

Resposta correta: Alternativa 3

Alternativa % de votos
1) Todos os solos argilosos possuem forte microagregação da fração argila. 0
2) A sensação “areia” na textura pode ser percebida nos solos argilosos com CTC independentes de pH (solos com CTC permanente). 22,6
3) Teor de argila subestimado significa teor de silte superestimado. 30,2
4) Enquanto que a pegajosidade do solo está relacionado com a fração silte, a sedosidade relaciona-se com a fração argila. 17
5) Todas afirmativas corretas. 30,2
Total de votos 53

Enquetes anteriores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 

61 62 63 64 65 

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information