Enquete #55 - Amostragem de solo

Existem dois tipos de amostragem: a pedológica e a de fertilidade do solo.

Na prática, a amostragem pedológica sempre deve ser feita antes da amostragem para se conhecer a fertilidade do solo.

Os enfoques são bem diferentes porque a primeira amostragem visa classificar o solo, a segunda objetiva o programar a calagem, gessagem e a adubação das plantas.

Na pedológica as amostras são coletadas nos horizontes sem misturá-las, na amostragem para fertilidade as amostras compostas devem ser misturadas após o percurso em ziguezague obtendo-se a amostra simples a ser enviada para o laboratório (figura 1).

As amostras de solo para fertilidade devem ser coletadas separadamente nas profundidades de 0-20, 20-40 e 40-60 cm para se obter a amostra simples em três baldes anotando neles as respectivas profundidades amostradas, considerando o histórico de adubação e calagem das glebas.

Os dados químicos pedológicos são apresentados por peso, a determinação do pH é feita em KCL e pH em água possibilitando saber o balanço de cargas elétricas dos coloides, carbono ou matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, sódio, alumínio e hidrogênio. Os resultados analíticos incluem a soma de bases (SB), capacidade de troca de cátions do solo (CTC), capacidade de troca de cátions da argila (T), saturação por bases (SB), saturação por alumínio (m), saturação por sódio (Na/CTC), e retenção de cátions (RC).

Nas amostras de solo coletadas em locais próximos ao mar normalmente são solicitadas análises de enxofre (S) para saber se ocorre o horizonte sulfúrico (pH em água próximo a 3,5) e em nas amostras coletadas na região nordeste são solicitadas análises da condutividade elétrica (CE) para saber o grau de salinidade.

A interpretação química pedológica dos resultados é feita com base nos dados do horizonte subsuperficial (horizonte B ou horizonte C na ausência do horizonte B).

Por outro lado, os dados químicos da fertilidade do solo são apresentados por volume, consideram a determinação do pH em água e pH em CaCl2 (cloreto de cálcio) sendo que numericamente o valor do pH em água é 0,6 unidades menor do que do pH em cloreto de cálcio; carbono ou matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, sódio, alumínio e hidrogênio, enxofre, micronutrientes e condutividade elétrica.

Os resultados analíticos incluem a soma de bases (SB), a capacidade de troca de cátions do solo (CTC) e a saturação por bases (SB). A saturação por alumínio (m) é apresentada nos resultados analíticos somente quando é solicitada a determinação do alumínio separado do hidrogênio.

A interpretação química dos resultados é feita com base nos dados de cada camada amostrada (0-20, 20-40 e 40-60 cm de profundidade).

Na análise granulométrica os métodos são da pipeta e do densímetro, possíveis erros na determinação da porcentagem resultam na incorreção da classificação do solo (cálculo do gradiente textural, identificação de caráter ácrico) e na dosagem de gesso (t.ha-1). O método da pipeta é o mais indicado, mas também gera erros na determinação da argila.

A situação ideal é a de se estimar o teor de argila no tato após o treinamento intensivo como é rotina no projeto AMBICANA do Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) sentindo-se a pegajosidade do solo molhado.

Figura 1. Mapa pedológico mostrando o caminhamento para coleta de amostra de solo para fins de fertilidade.
Figura 1. Mapa pedológico mostrando o caminhamento para coleta de amostra de solo para fins de fertilidade.

Resposta correta: Alternativa 5

Alternativa Votos (%)
1) Para saber se o solo é ácrico examina-se o valor da retenção de cátions do horizonte A e não do horizonte B. 33,8
2) A amostragem para fins de fertilidade deve ser feita antes da amostragem pedológica. 11,7
3) Os dados de porcentagem de argila são sempre confiáveis ate mesmo pelo método da pipeta. 9,1
4) Um solo possui valor de pH em água igual a 5,0; se for feita análise do pH em cloreto de cálcio espera-se um valor aproximadamente igual a 5,6. 11,0
5) Para saber se o solo é ácrico examina-se o valor da retenção de cátions do horizonte B e não do horizonte A. 34,4
Total de votos 149

Enquetes anteriores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 

61 62 63 64 65 

Apoio:

IPNI Jornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information