Enquete # 40 - Pedologia x conservação de solos

As paisagens onde os contrastantes solos se distribuem apresentam diferentes graus de declividade, por isso a conservação desses solos é fundamental e deve ser feita de acordo com a técnica agronômica de sustentabilidade, sempre incluindo o plantio direto.

Existe uma forte tendência da distribuição de solos na paisagem que deve ser muito bem conhecida.

Na região Centro-Sul do Brasil quase sempre observam-se Latossolos nos locais com menor declividade (relevo plano ou suavemente ondulado), Argissolos, Neossolos Litólicos, Cambissolos, Nitossolos e Chernossolos geralmente são encontrados nos locais com maior declividade (relevo ondulado ou forte ondulado).

Os Neossolos Quartzarênicos, Espodossolos, Vertissolos ocorrem no relevo suavemente ondulado, Gleissolos e Organossolos são encontrados no relevo plano de várzea, finalmente os Plintossolos ocorrem em todo tipo de relevo, sem um padrão definido.

Por outro lado, nos tabuleiros costeiros e proximidades da região nordeste brasileira, os Latossolos ocorrem no relevo com maior declividade (figura 1) do que os Argissolos (figura 2).

Figura 1. Latossolo no relevo ondulado na região de Recife (PE).

Figura 2. Argissolo no relevo plano na região de Maceió (AL).

Portanto, esses solos ocorrem em locais com graus de declividade contrastantes, por isso merecem cuidados diferenciados e especiais na preservação. Os horizontes devem ser preservados no perfil de solo e nunca removidos poluindo as nascentes, rios e riachos, prejudicando a fauna e a flora e reduzindo a água potável da população.

Há solos que favorecem muito a infiltração de água no perfil (Latossolos, Neossolos Quartzarênicos, Nitossolos, Cambissolos profundos), outros dificultam a infiltração hídrica em profundidade (Argissolos, Luvissolos, Cambissolos rasos e moderadamente profundos, e Neossolos Litólicos).

Existem Argissolos com textura arenosa no horizonte A com espessura muito variável: zero quando o horizonte B textural está totalmente exposto na superfície, até 150 cm! Existem também Argissolos que apresentam textura média no horizonte A e argilosa ou muito argilosa no horizonte Bt.

A velocidade da infiltração da água no horizonte Bt é lenta, ao contrário da velocidade no horizonte A, o excesso de água que não infiltra é a enxurrada.

Os Latossolos por apresentar teor de argila semelhante entre os horizontes A e B latossólico e pela maior profundidade facilitam a infiltração de água, o que reduz a erosão.

Na região nordeste do Brasil a profundidade onde ocorrem o duripã, e o fragipã, influi na velocidade de infiltração da água em profundidade, quanto mais perto da camada arável esses horizontes, maior o volume de enxurrada.

Alternativa correta: E

Alternativa % de votos
a) Na região Centro-Sul Brasileira os Latossolos sempre ocorrem no relevo plano ou suavemente ondulado. 23,5%
b) Na região Centro-Sul Brasileira sempre os Argissolos ocorrem no relevo ondulado. 5,9%
c) A infiltração de água nos Argissolos é semelhante a dos Latossolos. 2,9%
d) O manejo de conservação de solo independe das características pedológicas. 0,0%
e) Na classe dos Argissolos existem muitas diferenças com relação a velocidade de infiltração de água. 67,6%
Total de votos 34

Enquetes anteriores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 

61 62 63 64 65 

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information