Enquete # 33 - Gradiente textural e manejo dos solos

1. Introdução

O gradiente textural é a relação da porcentagem de argila do horizonte B em comparação com a do horizonte A, e é calculado pela divisão da média aritmética da porcentagem de argila do horizonte B, não incluindo o sub horizonte BC (anteriormente B3), pela média aritmética da porcentagem de argila do horizonte A.

Segundo a EMBRAPA, os tipos de horizonte B são: latossólico, nítico, incipiente, espódico e plânico.

O horizonte B latossólico é diagnóstico dos Latossolos, o B nítico dos Nitossolos, o B incipiente dos Cambissolos e parte dos Chernossolos, o B espódico dos Espodossolos e o B plânico dos Planossolos.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da EMBRAPA utiliza o gradiente textural logo no primeiro nível da hierarquia de classificação (ordem), e na subordem do Chernossolos Argilúvicos .

A textura dos horizontes A e B pode ser média, ou argilosa, ou muito argilosa nos Latossolos e Cambissolos; argilosa ou muito argilosa nos Nitossolos; arenosa ou média nos Espodossolos; arenosa no horizonte A e média no horizonte B, ou média no horizonte A e argilosa no horizonte B, ou média no horizonte A e muito argilosa no horizonte B ou arenosa no horizonte A e argilosa no horizonte B, ou arenosa no horizonte A e muito argilosa no horizonte B nos Argissolos e Luvissolos.

Enquanto que a figura 1 mostra o pequeno aumento de argila em profundidade no horizonte B latossólico, ou B nitico ou B incipiente, a figura 2 apresenta o grande incremento de argila em profundidade no horizonte B textural, ou B plânico.

Figura 1. Exemplo do incremento discreto de argila no horizonte B latossólico, ou B nítico, ou B incipiente (textura argilosa nos horizontes A e B).

Figura 2. Exemplo do grande incremento de argila no horizonte B textural, ou B plânico (textura média no horizonte A e argilosa no horizonte B).

2. Manejo dos solos

Como regra geral , os solos com horizonte B latossólico (Latossolos) ocorrem no relevo plano ou suavemente ondulado, por isso são menos erosivos que os demais solos.

Os solos com horizonte B textural (Argissolos) ocorrem predominantemente no relevo ondulado, ou forte ondulado, por isso necessitam de mais cuidados conservacionistas.

Considerando que nos Latossolos e Argissolos não existe compactação, os Argissolos com alto gradiente textural possuem muito maior dificuldade infiltração de água no perfil (figura 3), por isso são muito mais erosivos (figura 4), assoreando os rios pelo arraste de areia da camada arável (figura 5), o que reduz o abastecimento de água nas cidades além dos prejuízos a fana e flora.

Figura 3. Água estagnada na superfície do Argissolo.

Figura 4. Erosão em sulcos no Argissolo.

Figura 5. Assoreamento do riacho pelo acúmulo de areia do horizonte A do Argissolo.

Por outro lado, os Argissolos apresentam maior disponibilidade de água do que os Latossolos devido a sua grande diferença textural, que é responsável pela grande quebra de capilaridade entre os horizontes A ou E com mais baixo porcentagem de argila (ou de microporos) e o horizonte B textural com bem mais elevada porcentagem de argila (ou de microporos), o que aumenta muito o tempo de permanência da água no perfil.

Outro aspecto hídrico importante relaciona-se com a profundidade na qual inicia-se o horizonte B textural abaixo da camada arável, quanto mais profundo, menor é a absorção da água pelo sistema radicular superficial tais como o milho, a mandioca, entre outras plantas, mas se o sistema radicular for pivotante isso não acontece (citrus , eucalipto, em outras plantas) as raízes dessas plantas aprofundam muito no solo.

A figura 6 mostra o melhor desenvolvimento da cana-de-açúcar no Argissolo que ocorre no mesmo talhão do Latossolo (figura 7), ambos os solos manejados semelhantemente, e cultivados com a mesma variedade, plantada no mesmo dia.

Figura 6. Desenvolvimento vegetativo da cana-de-açúcar no Argissolo.

Figura 7. Desenvolvimento vegetativo da cana-de-açúcar no Latossolo.

Resultado da enquete

Alternativa correta: C

Alternativa % de votos
a) No Argissolo, a infiltração da água no horizonte B é mais rápida do que
no horizonte A.
>22,9%
b) Os Latossolos sempre ocorrem no relevo pouco movimentado. >17,1%
c) A quantidade de microporos é semelhante nos horizontes A e B dos Argissolos. >8,6%
d) O discreto aumento de argila no perfil é exclusivo somente dos Latossolos. 0,0%
e) Todas alternativas acima são incorretas. 51,4%
Total de votos: 35

Enquetes anteriores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 

61 62 63 64 65 

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information