Pedologia Fácil - Textura do solo

Textura do solo

A textura ou granulometria refere-se à  proporção de argila, silte e areia do solo. Dessas frações, a argila é a que possui maior superfécie específica e é de natureza coloidal com alta retenção de cátions e adsorção de fósforo. A fração argila representa a maior parte da fase sálida do solo e é constituói­da de uma gama variada de minerais (minerais de argila) que apresentam cargas elétricas negativas responsáveis pela capacidade de troca de cátions (CTC).

Não só a classificação do solo depende diretamente do teor de argila ao longo do perfil, mas também o manejo de solo. Na classificação do solo no nível hierárquico de ordem examina-se o gradiente textural como um dos itens principais; e o manejo do solo (doses de fertilizantes, corretivos e herbicidas) depende do grau de compactação, da disponibilidade de água e da capacidade de troca de cátions da fração argila.

Nos solos do Brasil o teor de silte geralmente não são elevado exceto para a maioria dos Cambissolos. Os solos arenosos apresentam menor disponibilidade de água ao longo do perfil, mas não significa que os solos argilosos ou muito argilosos possuem a maior disponibilidade hídrica. Pois, os Latossolos ácricos possuem elevado teor de argila e são muito ressecados por causa da forte microagregação da argila, que é consequência do elevado grau de floculação dessa fração.

Os teores de areia fina quando são muito maiores do que os de areia grossa contribuem para o aumento da disponibilidade de água no perfil. Na escala de Atterberg, a argila corresponde a partículas de diâmetro < 0,002 mm; o silte 0,002 - 0,02 mm; a areia fina de 0,02- 0,2 mm; e a areia grossa de 0,2-2,0 mm. A figura 1 apresenta os intervalos de argila e a respectiva classificação do solo.

Figura 1.Intervalos dos teores de argila.

Figura 1. Intervalos dos teores de argila.

Classifique a textura do seu solo.

Observação importante: os campos não digitados, automaticamente receberão o valor zero (0,00), interferindo na classificação.

Argila: Silte:

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information