Pedologia Fácil - Excusão pedológica

Excursão virtual pedológica

A classificação de solos da EMBRAPA, que é um grande avanço para a ciéncia do Brasil, possui a hierarquia contemplando os níveis de ordem, sub ordem, grande grupo, sub grupo, família e série.

A morfologia tem grande importância nos níveis de ordem, sub ordem, subgupo e família.

O nível de grande grupo considera a condição química do horizonte sub superficial e a série leva em consideração o tipo de manejo.

Nessa excursão pedológica virtual destacamos o nível de sub grupo, que considera um solo como típico quando todas características analisadas são atendidas para êle, mas quando só algumas características ocorrem o solo é intermediário entre duas classes de solo, o nome da primeira classe de solo tem o maior número de exigências atendidas, ao contrário da classe de solo adjetivada.

Exemplo de solos intermediários: entre as classes de Latossolo x Cambissolo:

  • Latossolo Vermelho Amarelo eutrófico típico textura argilosa A moderado;
  • Latossolo Vermelho Amarelo eutrófico câmbico textura argilosa A moderado.

No primeiro caso, todas as exigências são atendidas para o horizonte B latossólico, ao contrário do segundo onde parte das exigências são de B latossólico e parte de B incipiente (a adjetivação câmbico resulta, por exemplo, da relação silte/argila > 0,6 e/ou da CTC da argila > 17 cmol kg-1 de argila, ambas requisitadas para horizonte B incipiente e não para B latossólico).

Exemplo de solos intermediários: entre as classes de Nitossolo x Latossolo:

  • Nitossolo Vermelho eutrófico típico textura muito argilosa A moderado;
  • Nitossolo Vermelho eutrófico latossólico textura muito argilosa A moderado.

A adjetivação latossólico resulta da morfologia do horizonte B latossólico logo abaixo do da morfologia do horizonte B nítico. Em outras palavras, na mesma vertical e logo abaixo do horizonte B nítico ocorre um B latossólico (o grau da estrutura não é moderada ou forte, a cerosidade não é moderada ou forte quanto ao grau de nitidez e sua quantidade não é comum, nem abundante; a consistência úmida não é firme ou muito firme).

Nas viagens de campo visando a classificação de solos procuram-se, especialmente, os solos intermediários porque surgem muitos motivos para aperfeiçoar o Sistema Brasileiro.

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information