Enquete # 26 - Aplicação prática da tabela de cores MUNSELL

A cor do solo reflete os teores de matéria orgânica, óxidos de ferro e as classes de drenagem interna, e é a sensação visual que primeiro chama atenção na identificação dos solos.

A tabela Munsell de cores é rotineiramente utilizada na identificação das cores dos diversos solos.

Padroniza-se examinar a cor do solo no estado úmido e em condições de boa luminosidade.

Existem varias páginas nessa tabela constando do matiz (ou pigmento), do valor (ou tonalidade) e do croma (ou intensidade).

O matiz representa a combinação das cores vermelha (red em inglês) e amarela( yellow em inglês), e para solos variam de 5R (100% de red e 0% de yellow) a 5Y (100% de yellow e 0% de red), conforme a figura 1.

O matiz 5YR resulta de 50% de contribuição da cor vermelha e 50% da cor amarela, o matiz 7,5 YR resulta da proporção de 62,5% da cor amarela e 37,5% da proporção da cor vermelha.

O valor, que está disposto no sentido vertical da tabela, reflete as combinações da cor cinza (mistura de preto e branco), varia de zero (preto absoluto) a 10 (branco absoluto).

Figura 1. Diferenças de capacidade de troca de cátions em dois tipos de solos .

Figura 1.Contribuição das cores vermelha e amarela no matiz.

Se o valor é 3, a cor branca contribui com 30% e a diferença (70%) é devida a cor preta.

Quanto menor o valor, mais escuro é o solo e mais alto e o teor de matéria orgânica e a capacidade de troca de cátions.

Finalmente, o croma está disposto no sentido horizontal da tabela e refere-se a contribuição do matiz. Se o matiz é zero a cor é neutra não existindo as participações das cores vermelha e amarela.

Exemplo de uma anotação de cor 7,5YR 3/4, o matiz é 7,5YR o valor é 3 e o croma 4.

Os tipos de óxidos de ferro estão muito relacionados com as cores dos diversos solos, sendo a hematita o óxido de ferro responsável pela cor vermelha, a goethita pela amarela, e as formas reduzidas de ferro, pela cor cinza.

O quartzo, e o carbonato de cálcio são responsáveis pela cores muito claras dos solos.

Os Gleissolos, especialmente, ocorrem nas baixadas, ou seja em locais permanentemente encharcados, possuem cores neutras (acinzentadas, azuladas, ou olivaceas) indicando a ocorrência do ferro num ambiente muito redutor devido a forte influência da água, e podem ainda apresentar mosqueamento ou cor variegada.

Todas as outras classes de solos podem apresentar restrição de drenagem interna iniciando numa profundidade próxima de 50 cm ou pouco mais abaixo se apresentarem mosqueamento ou variegado. Isso representa um ambiente úmido a partir dessas profundidades em direção ao lençol freático.

Na prática, nunca deve-se afirmar que o solo vermelho sempre possui elevado potencial nutricional, ainda hoje muitos proprietários rurais decidem a compra de terras baseado na coloração vermelha. Isso não é correto, porque no Brasil existem centenas de milhões de hectares de Latossolos Vermelhos com condições químicas restritivas abaixo da camada aráve ( distróficos, álicos, mesoálicos e ácricos).

Enquanto que o Sistema Brasileiro de Classificação de solos da EMBRAPA refere-se a cor no segundo nível categórico de alguns solos, o Sistema Americano (SOIL TAXONOMY) pouca ênfase da a cor do solo no mesmo nível de hierarquia, contemplando a cor no nível hierárquico bem mais baixo (sub grupo). Em vez da cor do solo, os americanos empregam o regime de umidade no nível de subordem da hierarquia de classificação.

Numa mesma topossequência na paisagem de solos derivados do mesmo material de origem, os mais vermelhos (ou hematíticos) situam nas partes mais altas e os mais amarelos (goethiticos) ocorrem nas posições mais baixas limitando-se com os solos de várzeas (Gleissolos).

Numa região ocorrem solos com grande variação de tipos de solos, você espera que:

Resultado da enquete

Alternativa correta: C

Alternativa % de votos
a) O solo com a cor da camada arável 2,5 YR 2/2 possui baixo teor de matéria orgânica. 10,0%
b) Todo solo de cor 2,5YR possui elevado potencial nutricional abaixo da camada arável (eutróficos). 0,0%
c) O risco de inundação pelas chuvas é freqüente no solo de cores neutras. 70,0%
d) Solo com mosqueamento possui drenagem interna rápida. 3,3%
e) A hematita colore o solo de amarelo. 16,7%
Total de votos: 30

Enquetes anteriores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 

61 62 63 64 65 

Apoio:

IPNIJornal da Cana The International Union of Soil Sciences Natural Resources Management and Environment Departament ISRIC - World Soil Information